
Inês Afonso Cardoso
2003
Biografia
Nasceu no Porto em 2003.
Formada na Academia Contemporânea do Espetáculo do Porto, no curso de Interpretação, tem o 3º Grau de Ballet pela Royal Academy of Dance Ballet e frequentou, entre 2008 e 2015, Ginástica Acrobática, tendo participado em competições regionais e nacionais.
Estudou música nas disciplinas de Canto, Guitarra, Teatro Musical e Piano. Neste momento frequenta o curso de Jazz no Conservatório de Música do Porto.
Como atriz participou em 2021 no espetáculo O Pecado de João Agonia com encenação de João Cardoso, co-produção TNSJ / ASSéDIO Teatro, na curta-metragem We live in fear do realizador João Eça, produzida pela Promenade e no espetáculo de Teatro Musical O gato das botas, de Xico Alves.
Participou também, como intérprete de teatro físico, nos espetáculos Fábrica- Memórias e Sonhos, com encenação de Joana Providência e Mal a Cheiraste, criação de Luísa Guerra.
Em 2023 integra o elenco dos espetáculos Quartos com encenação de João Cardoso, Má Fé com encenação de Daniel Silva e Terno e Cruel com encenação de João Cardoso, co-produção Assédio Teatro e Teatro Nacional de S.João. Ainda nesse ano faz a longa-metragem Óculos de Sol Escuros de Pedro Ramalhete.
Em 2024 participou como atriz na curta-metragem Eu não quero ficar, de Gabriela Garrido, e em 2025 nas duas curtas-metragens Semeei Vermelho, de Sofia Afonso e Tinta Seca à Noite, de Diana Monteiro. Integrou, também, o elenco das longas-metragens Hera, de Catarina Mourão, e Vaca de Seis Patas, de Ana Mariz.
Desde 2015 que exerce atividade como atriz de dobragens.
Projetos recentes
- 2025 – HERA, Catarina Mourão (em pós-produção)
- 2025 – Semeei Vermelho, de Sofia Afonso
- 2025 – A Dança de Eva, de Diana Gonçalves
- 2024 – Eu Não Quero Ficar, de Gabriella Garrido
- 2023 – Óculos de Sol Pretos, Pedro Ramalhete
- 2023 – The Burning Giraffe, de Tiago Quelhas
- 2021 – We Live In Fear, de João Eça






