Tiago Jácome
1993
Biography
Artista de variedades, formou-se como intérprete na Academia Contemporânea do Espetáculo e frequentou o Recurso – curso de teoria e criação teatral, desenvolvido pela Estrutura, mala voadora e José Maria Vieira Mendes, onde completou a sua formação com Chris Thorpe, Rachael Walton (Third Angel), Paula Sá Nogueira, Rogério Nuno Costa, Vânia Rodrigues e Francisco Frazão. Na área educativa, trabalha regularmente com o serviço educativo do Teatro do Bolhão, para o qual cria espetáculos a partir de obras do Plano Nacional de Leitura e em 2019 lecionou o curso bienal de formação teatral do Teatro Universitário do Porto.
Já trabalhou com António Júlio, André Godinho, Diogo Bento, Fernando Gomes, Carlos J. Pessoa, Gonçalo Amorim, Joana Providência, Pedro Fiúza, Pedro Zegre Penim, Guilhermo Heras, Dori Nigro, Cão Solteiro, Greg Wohead e Joyce Sousa. Colabora ainda, de forma frequente desde 2016, com a Estrutura (Cátia Pinheiro e José Nunes), onde trabalha como artista/intérprete e assistente de criação. É também fundadora do coletivo silentparty com Mafalda Banquart, Emanuel Santoz e Tiago Araújo com quem trabalha em colaboração de forma frequente
Em 2018 co- criou “manifesta.” no contexto do Recurso e “O Espetáculo” para o Teatro Universitário do Porto. Em 2019, no contexto do YEP – Young Emerging Performers criou “ÍMPAR” com Mafalda Banquart. Em 2021 estreia “IMPARidades” também com Mafalda Banquart, e em 2022 recebeu bolsa do Reclamar Tempo 2a Edição (CAMPUS PCS / Teatro Municipal do Porto) com o projeto de investigação artística “All You Need is All”. Dirigiu ainda “I’ll meet you in the wonder” – projeto dos alunos finalistas da ACE Escola de Artes. Em 2023, estreia o espetáculo “Um Quarto Só para Si” projeto vencedor do Projeto Casa (CCVF/ O Espaço do Tempo / Cineteatro Louletano) e em 2024 vence nova bolsa de investigação Reclamar Tempo com o projeto “13 de Maio” que está a desenvolver com Joyce Sousa.
Recent projects
- 2017 – A Floresta das Almas Perdidas, de José Pedro Lopes
- 2014 – Videoclube, de Ana Almeida