Teresa Vieira

1987

Biography

Nasceu a 16 de Julho de 1987, no Porto. Licenciada em Teatro – variante de Interpretação pela ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo). Iniciou a sua actividade teatral em 1994,no teatro amador do Sporting Clube Candalense (V. N. de Gaia).

Em 1999 estreia-se profissionalmente, no TEP (Teatro Experimental do Porto) com “É uma só a Liberdade”, encenação de Noberto Barroca. Em 2000, regressa ao TEP na peça “Os Fantasmas” de Eduardo Filippo, encenação de Noberto Barroca.

Em 2002, frequentou as acções de formação do TEP, com a apresentação final de “ A casa de Bernarda Alba” e “A Sapateira Prodigiosa” de Frederico Garcia Lorca.

Entre 2005 e 2009, fez parte do grupo de teatro, da Esc. Sec. Inês de Castro, “contra-regra” onde trabalhou textos de Shakespeare, Ibsen,Tcheckov e Gil Vicente, com encenações de Pedro Manana e Joana Félix.

Durante a sua formação trabalhou com os encenadores João Mota, Nuno Cardoso, Fernando Mora Ramos, António Durães, Luís Varela, Geoff Beale e Howard Gayton (Ophaboom Theater London- Commedia del’arte).

Trabalhou textos de Shakespeare, Genet, Odon Von Horváth, Gil Vicente, Brecht, António José da Silva, Arthur Schnitzler, Tennessee Williams, Bernardo Santareno,Margarida Fonseca Santos.

Trabalhou com os encenadores Júlio Cardoso, Ruben Marks, João Sousa Cardoso, Óscar Branco, Roberto Merino e Fran Nuñez.

Há vários anos, trabalha com teatro para a infância e para público escolar. Trabalhou em várias produções teatrais, como assistente de encenação.

Conta já com várias experiências em curtas-metragens, vídeos institucionais e publicidade.

Participou na longa-metragem “Os Banqueiros do Povo” de Miguel Cadilhe, (2021).

Fez parte do elenco do filme “Revolução (sem) Sangue”, de Rui Pedro Sousa. (2023).

Recent projects

  • 2024 – Revolução (sem) Sangue, de Rui Pedro Sousa
  • 2021 – Os Banqueiros do Povo, de Miguel Cadilhe
  • 2021 – Dilúvio, de Eduardo Cruz
  • 2017 – 4Play (RTP2)

Videos