Catarina Luís
1992
Biography
Nascida a 14 de Setembro de 1992 na cidade do Porto. A sua formação começa na ACE – Academia Contemporânea do Espectáculo, no curso profissional de Interpretação em 2008. Após terminar o curso, frequentou um ano a Escola Superior de Teatro e Cinema e seguidamente frequentou a Licenciatura na Escola Superior de Dança, onde acabou por concluir os estudos em 2015. Decide terminar a sua primeira licenciatura, terminando a Escola Superior de Teatro e cinema, Ramo Actores, em 2018. Na sua formação trabalha com Barbara Griggi, Amélia Bentes, Ruth Silk, Vítor Garcia, Patrícia Henriques, Howard Sonenklar, Álvaro Correia, Rui Pina Coelho, David Antunes, Maria João Vicente, Joana Providência, António Capelo, Zeferino Mota, Jean-Paul Bucchieri, Lucca Aprea.
Durante dois anos trabalhou com a coreógrafa Amélia Bentes em peças como “Sem Chão, Sem Fim”. Participa em vários festivais com um colectivo criado pela mesma em 2016, Colectivo Neutro/Espaço Neutro, criações que a levaram a festivais como o Festival Furies, em Chalons-en-Champanhe, França, com a peça “Habita-me” de Maria Inês Silva.
Trabalhou em 2012, em Guimarães, capital europeia da cultura, com a companhia Fura Del Baus e com a companhia Footsbarn Travelling Theatre.
Em 2015 faz a peça “Peça Romântica para um Teatro Fechado” texto de Tiago Rodrigues com estreia no Teatro do Bairro. Em 2015 tem também a sua primeira experiência no cinema, com a longa metragem “Zeus” de Paulo Filipe Monteiro. Tem trabalhado com companhias como os Auéééu, Teatro do Bolhão, Colectivo 84, Teatro da Cidade. Trabalhou em alguns projetos com músicos, através dos laboratórios de jovens compositores, orientado pelo Luís Tinoco, nos estúdios Victor Cordón.
Recent projects
- 2015 – Zeus, de Paulo Filipe Monteiro