
Rita Duque
1998
Biografia
Rita Duque é atriz e argumentista portuguesa. É natural da cidade do Porto, onde se formou em Interpretação na ACE Escola de Artes, licenciando-se mais tarde no Instituto das Artes de Barcelona. Desde então, tem vindo a trabalhar maioritariamente em cinema independente, académico, e projetos publicitários nacionais e internacionais.
Em 2022, integrou o painel de jurados presidido por Céline Sciamma da Biennale de Veneza na secção Giornate degli Autori, desempenhando também o cargo de embaixadora do Cinema Trindade e do Lux Audience Award 2023.
O seu trabalho em cinema como atriz e argumentista já passou por diversos festivais e eventos nacionais como o Panorama da UCP Escola das Artes, pela Cinemateca Portuguesa, pelo Cinema São Jorge em Lisboa, e pelo Big Show no Batalha Centro de Cinema no Porto.
No início deste ano, recebeu os prémios de Melhor Interpretação Principal e de Melhor Argumento com a curta-metragem Picture Break no Festival 48H Lisboa. Recentemente, teve também o enorme prazer de interpretar Ofélia, personagem que dá o nome à curta-metragem de Eva Pelúcia nomeada para os Prémios Sophia Estudante 2025.
Projetos recentes
- 2024 – À Vida
- 2024 – Infinito Particular, João Horta Custódio
- 2024 – Valsas na Lua, de Francisco Parcerias
- 2024 – Ofélia, de Eva Pelúcia
- 2024 – Apenas Mais Um Dia, de Gonçalo Dias
- 2024 – Picture Break, de Pedro Nogueira
- 2024 – Fim da Linha, de Bárbara Pedrosa e João Mendes
- 2024 – Adeus, Lisboa, de Joana Pacheco
- 2023 – Time Takes a Cigarette, de Aya Koretzky
- 2023 – Rubrum, de Pedro Nogueira
- 2023 – Baccy, de Pedro Nogueira
- 2022 – Rumble, de Carl Z. Seibel