
Patrícia Andrade
1976
Biografia
Patrícia Andrade, nasce a 17 de Janeiro de 1976, em Lisboa. Frequentou a Escola Superior de Teatro e Cinema. Membro do Teatro do Eléctrico, participa em “Manual” como actriz e co-autora com Ricardo Neves-Neves. Participa também nas seguintes produções do Teatro do Eléctrico: “O Solene Resgate” de Ricardo Neves-Neves, “Mary Poppins, a Mulher que Salvou o Mundo” de Ricardo Neves-Neves, “A Morte de Dona Luciana”, de Copi, encenação de Ricardo Neves-Neves. “Alice no País das Maravilhas”, encenação de Maria João Luís e Ricardo Neves Neves, co-produção Teatro do Eléctrico/Teatro da Terra/Teatro Nacional D. Maria II. Com o Teatro do Mar colabora nas produções de: “Daimonion”, “Nusquam” e “Solum”. Na Karnart participa como performer em: “Visões de Cemitério de Pianos”, a partir da obra de José Luís Peixoto, encenação de Luís Castro e “Torre de La Défense”, de Copi, encenação de Luís Castro.
Como vocalista da banda Sinistro, realiza várias digressões pela Europa, com as seguintes bandas: SubRosa, Cult of Luna, Mono, Alcest e Paradise Lost, tendo participado em vários festivais: Roadburn(Holanda), Graspop (Bélgica), Damnation (Inglaterra), Eistnaflug (Islândia), Amplifest (Portugal), Inferno (Noruega),Inferno Fest (Chile), entre outros. Actualmente, tem em cena o espectáculo, “A Voz Humana”, como actriz e co-criadora com David Pereira Bastos, produção: Teatro do Eléctrico, e, “Eu Fêmea”,encenação de Julieta Aurora Santos, produção:Teatro do Mar.
Recentemente, estreou “Mitos, Lendas e Folclore” uma co- criação com Rita Morais, música de Diogo Melo. Um espectáculo com a comunidade para a Câmara Municipal de Monção. Integra o elenco de “Invencível Armada” de Cátia Terrinca, uma co-produção UmColetivo/ Teatro S. Luíz. Com UmColetivo, estreou nos Materiais Diversos o espectáculo “Decadência” a partir de textos de Judith Teixeira e Luísa Demétrio Raposo.
Participação na série “Finisterra”. Personagem: Maria Inácia. Realização de Guilherme Branquinho e Leone Niel, produção: Take it Easy. Apoio vocal à performance RE.SET. de Be Dias. Participação do espectáculo infantil, “ Olha a Bruxa Nicolau” de Umcoletivo.
Projetos recentes
- 2025 – Finisterra, RTP