Patrícia Queirós
1983
Biografia
Lousada, 1983. Frequentou o curso de Interpretação da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo, no Porto.
Teatro:
Como atriz, integrou elencos no Teatro Independente de Paranhos: ”A Trupe Saiu à Rua”; do Mau Artista: ”Na hora errada”, ”Fios soltos, marionetas presas”; ”Ricardo III”, “Para três que se foram” e “Lição de Humanidade – Parte II”; no Teatro da Palmilha Dentada: ”Festas com mimos”, “Cirkulus”, “Cabaret Infinito”, “Bazuca News” (online), “Tio Goggle”, “A cidade dos que partem” e “Burguês Fidalgo” em coprodução com o Teatro Nacional S. João; no Teatro Pé de Vento: “O Senhor Juarroz”, “Ensalada Vicentina”, “Rapaz do Espelho”, “Vem aí a República”, “O Velho e a sua linda nogueira”, “O Senhor do seu nariz”, assim como coproduções com o TNSJ – “Os Macacos não se medem aos palmos”; “O bem, o mal é o assim-assim” e “O Senhor Pina”; no Teatro da Rainha: “Dodô – À procura do pássaro do sono”; “Simplesmente Maria”, apresentada no Festival de Comédia “Villari-te”, no Teatro Villaret e no Teatro da Malaposta; na Astro Fingido: “Mulheres Móveis”, “Rua Esquecida”, “Terra Queimada”; no Teatro do Frio, no Manifestações – do Festival Mexe; nas Contilheiras: “Contilhices”; na Radar 360o: “A Feira”, mega produção de artes de rua e documentário com digressão por doze cidades do país; na Agente a Norte: “Luta ou Fuga”; no TNSJ: “As Bruxas de Salem” e “Suécia”.
Audiovisual:
Filme português Balas e Bolinhos 3 – O último Capítulo e “Bad Investigate”; Mini-séries da RTP1 “Mulheres de Abril”; “Dentro”; “Vidago Palace”. Série do IPATIMUP “2 minutos para mudar de vida”.
Comediante residente no programa da RTP Praça da Alegria, entre 2018 e 2020.
Dobradora de animação e imagem real.
Locutora poética da Rádio Estação, na Feira do Livro do Porto, desde 2020.
Formadora em contextos diversos: workshops, aulas de expressão dramática para crianças, jovens e adultos, escola profissionais de teatro e empresas.
Distinções Mérito Cultural, pela Junta de Freguesia de Caíde, em 2013 e Medalha de Prata, pela Câmara Municipal de Lousada, em 2014.
Homenagem pelo contínuo contributo pro bono, para a cultura na sua comunidade, com atribuição do seu nome ao Auditório do Cais Cultural de Caíde de Rei, em 2023.
Projetos recentes
- 2020 – Praça da Alegria (RTP)
- 2019 – 2′ Minutos Para Mudar de Vida (RTP)
- 2018 – Bad Investigate, de Luís Ismael
- 2017 – Vidago Palace (RTP)
- 2016 – Dentro (RTP)
- 2014 – Mulheres de Abril (RTP)
- 2012 – Balas e Bolinhos 3, de Luís Ismael