Sobre

Introdução

A Agente a Norte existe desde 2014 e foi fundada por Diana Roquette e Marta Lima, sendo uma agência de representação de atores e uma produtora audiovisual.

Estamos baseadas no norte de Portugal, no Porto, de onde somos originárias.

Temos como principal missão a dinamização da produção audiovisual em Portugal, com principal enfoque no norte do país.

Temos experiência em diversas áreas de actuação, mas as mais distintivas são:

  • Agenciamento de atores e figurantes para publicidade;
  • Serviços de casting;
  • Produção e gestão de projetos para TV e Cinema (Produção própria e prestação de serviços);
  • Produção e gestão de projetos da fotografia às artes performativas (Teatro, Dança, Multidisciplinar).

Como principais características, destacamos a transparência e a vontade de abraçar cada novo projeto como se fosse o primeiro, com total entrega e entusiasmo.

Equipa A.Norte

Agência

Direção geral: Diana Roquette
Direção de casting: Cláudia Gomes

Produtora

Direção geral: Marta Lima
Chefe de produção: Sara Marques
Secretária de produção: Inês Jonas


Contabilidade: Óscar Pessegueiro

Agência + Produtora

Diana Roquette

Direção geral

Diana Roquette nasceu em 1960 em Lisboa e vive no Porto desde 1962. Começou o seu percurso profissional na extinta produtora Miragem onde produziu inúmeros programas de televisão dos quais destaca “Doutores e Engenheiros”, “Despedida de Solteiro”, “Clube dos Totalistas”  e “Ligações Perigosas”.

A partir de 1998 colaborou com a extinta NBP na produção de telenovelas como “A Lenda da Garça” (RTP), “Ganância” (SIC), “Olhos d’ Agua” (TVI), “Último Beijo” (TVI) e “Olhar da Serpente” (SIC).

Colaborou também com a Nova Imagem e com a Show Off na produção de inúmeros filmes publicitários. Assumiu o cargo de  diretora de produção na Filbox, onde produziu diversos programas de televisão para a NTV e a partir de 2003 na LT-Studios.

Trabalha como diretora de casting desde 2010.

Em 2014 criou a Agente a Norte com Marta Lima.

Em 2017 assumiu a direção de produção dos documentários ficcionados “A Sibila do Paço”, “Emma e o Prato de Figos” e “Fanny e a Melancolia” (2017), realizados por Adriano Nazareth para o Círculo Literário Agustina Bessa-Luís.

Em 2022  estreou a curta-metragem  “As Estações da Vida – Vento de Desordem” (2020), realizada por Tomás Baltazar para o Círculo Literário Agustina Bessa-Luís, também como diretora de produção e produtora executiva.

Cláudia Gomes

Direção de casting

Booker

Cláudia Gomes é atriz, marionetista e produtora.

Licenciou-se em Teatro – variante Interpretação, na ESMAE em 2016. Durante esse período fez Erasmus na Arts Academy – Turku University of Applied Sciences, Turku, Finlândia – curso
de Marionetas. Está a desenvolver um dos seus projetos de investigação – uma marioneta de escala humana manipulada por fios.

Estreou em 2021, como co-realizadora, a sua primeira curta-metragem de animação stopmotion – “Nata Desta Vida”.

Em 2022 , em contexto do curso Nebulosa, filmou a sua primeira curta-metragem em película – “Enquanto Há Luz”.

Trabalha pontualmente como Assistente/Directora de Arte em alguns projectos.

Atualmente trabalha como Directora de Casting, Booker e Atriz na Agente a Norte.

Marta Lima

Direção geral

Nasceu no Porto em 1977, estudou Som e Imagem na Universidade Católica do Porto, iniciou atividade profissional em 2005 na área da produção audiovisual, em séries de ficção, programas de TV e filmes de animação.

Atualmente frequenta a licenciatura em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes do Porto – Ramo Pintura. 

Em 2023, enquanto produtora e diretora de produção, estreia o filme “Pátio do Carrasco” de André Gil Mata, no Festival Internacional de Cinema de Roterdão e em 2024 a longa-metragem do mesmo realizador “Sob a Chama da Candeia” no FidMarseille, estreado em Portugal no festival Doclisboa.

É produtora e fez a direção de produção dos filmes, “Terra Vil” de Luís Campos, com estreia prevista na Mostra de São Paulo em 2025 e “Consolatio” de Pedro M Afonso, onde acumulou funções enquanto diretora de arte, e que se encontra atualmente em distribuição.

Em ficção para televisão enquanto diretora de produção, destaca as séries “Vidago Palace”, “Dentro” e “Mulheres de Abril”, emitidas em Portugal pela RTP e produzidas pela HOP! Filmes, com quem colaborou ao longo de quase uma década. 

Em cinema de animação fez a produção executiva de “Amélia & Duarte” de Alice Eça Guimarães e Mónica Santos, acumulando funções enquanto codiretora de arte e caracterizadora, e  “Ride” de Paul Bush, ambas coproduções internacionais da Ciclope Filmes de Abi Feijó.

É sócia fundadora da produtora, agência de atores e castings, Agente a Norte – Filmes a Norte, com base na cidade do Porto, dando corpo à vontade de fomentar e enriquecer a atividade audiovisual e cinematográfica na região norte de Portugal.

Enquanto produtora, organiza em 2025 a primeira edição da Mostra de Cinema Português na Polónia – KINOOCEANY, iniciativa suportada pelo ICA e Fundação MillenniumBCP em quatro cidades diferentes, na Polónia.

Encontra-se a produzir os filmes “ Travessias Malungas” de Letícia Simões, “Estrela Celeste” de Patrícia Neves Gomes”, a  “Avó e o Amor” de Raúl Veiga e “Escapulário” de André Gil Mata.

Tem em mãos, em desenvolvimento e/ou angariação de financiamento, vários projetos cinematográficos independentes, de realizadores e realizadoras nacionais e internacionais.

Sara Marques

Chefe de produção

Sara Marques formou-se em Ciências da Comunicação, com especialização em Jornalismo, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Mais recentemente, terminou o Mestrado em Comunicação Audiovisual, na vertente de Fotografia e Cinema Documental. 

No seu percurso profissional, passou pela Rádio Renascença, Canal Superior e Auditório de Espinho. Na área do cinema, integrou a equipa de produção de algumas curtas-metragens e documentários, nomeadamente a longa “Sob a Chama da Candeia”, de André Gil Mata, em fase de pós-produção, a curta-metragem “Campos Belos”, de David Ferreira.

Na área das artes performativas, já trabalhou com companhias como Assédio Teatro e Musgo. 
Atualmente, integra a equipa de produção da Agente a Norte. Trabalha também regularmente com a coreógrafa Ana
Isabel Castro.

Inês Jonas

Secretária de produção

Nasceu na cidade do Porto e licenciou-se em 2018 pela Escola Superior de Media, Artes e Design com especialização em vídeo e cinema. Distinguiu-se no circuito nacional pela produção das curtas-metragens Ruptura (2018), Johnny White (2021), Fora de Jogo (2021), 2020: Odisseia no 3º Esquerdo (2022) e Oblívio (2021), selecionadas para dezenas de festivais e vencedora de prémios de festivais nacionais e internacionais, como o MotelX ou os Prémios Sophia da Academia Portuguesa do Cinema. Já participou em produções das produtoras Filmesdamente e Rua Escura, e atualmente integra a equipa de produção da Agente a Norte.