Sílvia Santos

1982

Biografia

Sílvia Santos, actriz portuense, formada pela Academia Contemporânea do Espectáculo. Em simultâneo, frequenta várias formações nomeadamente de Dança Contemporânea, Construção e Manipulação de Marionetas, Tv/Cinema, e Clown/Máscara Neutra, e Teatro Físico. No seu percurso profissional, passa por entidades como o Centro Dramático de Viana, com participação em 7 produções ao longo de 3 anos, no Limiar Teatro com um espectáculo co produzido também pelo Centro Dramático Galego e Marionetas Objectos e Actores, e mais tarde, Teatro Nova Europa, TNSJ, Teatro do Bolhão, Estúdio Performas, Roxie Produções, Frame Productions, Marionet Teatro, Teatro Montemuro, A Turma, Público Reservado, Quinto Elemento Associação Cultural onde dirigiu o grupo português do programa de intercâmbio Artcom – Art For Communicating, e na Panmixia Associação Cultural, Cassefaz, entre outras.

Certifica-se como formadora profissional, passando a colaborar na dramaturgia, direcção e encenação de espectáculos de cariz social em associações como a Associação de Solidariedade Internacional (ASI), a Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente (CAID), onde trabalhou várias temáticas tais como Igualdade de Género, Interculturalidade, Emigração, Preconceito, (Des)Igualddade entre Gerações.

No programa PT – Paredes com Teatro encena o espectáculo “ A Birra do Morto”. Com a Academia de Produtores Culturais fez parte projeto “Soft Skills – Oficina de Técnicas Artísticas aplicadas ao Turismo” como formadora de voz, e neste momento como formadora e actriz integra a equipa da associação “Abana Mas Não Cai”.

Em cinema participou nos filmes mudos “Galerias Lumiére” e “Vestidos de Tricot em Tricot a Caminho do Mercado” produzidos pela TKNT para o Metro do Porto, “Mulheres-Tráfico” dirigido por Manuel Tur, e na curta-metragem “Ventre” realizada por João Filipe Silva, que lhe valeu uma nomeação para melhor actriz nos prémios CinEuphoria 2016, entre outros.

Em televisão fez algumas participações nomeadamente para a série “Vidago Palace” (RTP), e para a série “4Play” (RTP) onde integrou o elenco principal com a personagem “Carolina”. Recentemente colaborou no vídeo para uma campanha promocional Portugal Film Commission produzido pela Bubble Creative Studio.

Projetos recentes

  • 2022 – Campanha Portugal Film Comission
  • 2021 – Mulheres Tráfico, de Manuel Tur
  • 2018 – Cinema com Palavras, de Marco Miranda
  • 2018 – Valor da Vida (TVI)
  • 2017 – 4Play (RTP)
  • 2016 – Vidago Palace (RTP)
  • 2015 – Vestidos de Tricot em Tricot a Caminho de Mercado, de Nuno Santos Cash
  • 2015 – Ventre, de João Filipe Silva
  • 2014 – Galerias Lumiére, de Nuno Santos Cash

Vídeos