João Cravo Cardoso
1991
Biografia
João Cravo Cardoso é um ator formado pela Academia Contemporânea do Espetáculo (ACE) em 2013, no Porto.
No decorrer do curso pôde trabalhar com vários profissionais dos quais são exemplo António Capelo, João Paulo Costa, António Júlio, Magda Henriques, Maria do Céu Ribeiro. A sua formação é ampla, estudou as práticas teatrais desde a origem da Tragédia Grega, Teatro Clássico Europeu, Dança, Teatro Épico de Brecht ao Texto Contemporâneo.
Foi em 2012 que se estreou no meio profissional com a Companhia de Teatro – Vivarte em produções para teatro de rua, apesar de ter concluído a formação em 2013. Ano este, a partir do qual e até ao momento, trabalha regularmente como actor em estruturas como o Teatro do Bolhão, Teatro Experimental do Porto, AoCabo Teatro, Ècole des Maitres e noutras estruturas independentes.
Vai dividindo o seu trabalho de ator pelo teatro, cinema e televisão. Do seu percurso destacam-se trabalhos que desenvolveu com Tiago Rodrigues ‘Perigo Feliz’, com Nuno Cardoso ‘Ajax’, com Gonçalo Amorim ‘if….’, ou ‘Nós somos os Rolling Stones’, com António Júlio ‘Fome Longe’.
Em 2022 estreia, no Festival de Avignon, ‘Iphigénie’ de Tiago Rodrigues, com tradução de Thomas Resendes e encenação de Anne Théron.
Projetos recentes
- 2021 – Sulis, de Ricardo Leite
- 2021 – Fora de Jogo, de José Freitas
- 2021 – Johnny White, Gonçalo Santos
- 2021 – A Entrevista, de António Paula
- 2020 – Alvorada, de Carolina Neves
- 2018 – Verão M (RTP)
- 2018 – Ruptura, de Gonçalo Santos
- 2017 – Sheila, de Gonçalo Loureiro
- 2016 – Anúncio NOS
- 2016 – Rafeiro, de Pedro M. Lopes
- 2015 – Mikambaru, de Vanessa Fernandes