Inês Barros

1990

Biography

Nasceu no Porto, em 1990, iniciando-se cedo nas artes visuais e do espectáculo.

Começou os seus estudos nas artes performativas com o Ballet Clássico – Royal Academy of Dance (grau 8 e Advanced Foundation). Ao longo da formação, foi experimentando outros métodos e escolas, nas disciplinas de ballet clássico, hip hop, dança contemporânea, dança jazz, teatro musical, destacando a formação em Modern Jazz e Sapateado.

Licenciou-se, em Teatro – Interpretação, pela ESMAE|IPP. Integrou a Oficina Intensiva de Técnica Clown, com Philippe Gaulier, em Barcelona, em 2012. Cursou Gestão e Produção das Artes Performativas, em 2017, através da oferta formativa da Fundação GDA. Frequentou o curso de Interpretação para Cinema e TV, orientada pelo diretor de atores Sergio Penna, através da ACT – Escola de Actores, em 2019.

Em contexto académico trabalhou com Geoff Bales, Howard Gayton, Marco António Rodrigues, António Durães, Rodrigo Malvar, entre outros.

Integrou o elenco de “Poema Sinfónico para 100 metrónomos”, com encenação de Nuno Carinhas, em parceria com o TNSJ, estreando-se profissionalmente no elenco de PasseVite” (encenação de Gonçalo Fonseca e Tânia Almeida), com as Comédias do Minho, durante o estágio que lá frequentou.

Como actriz, trabalhou com o Teatro da Rainha (“38” de Álvaro Zúñiga, “Definitivamente as Bahamas”, de Martin Crimp, “As aventuras de Auren – o pequeno serial-killer”, de Joseph Danan e “EUROPA 39”, de Bertolt Brecht), NAPALM (“Falha de Cálculo”, de Margarida Fonseca Santos), Teatro Anémico (“ESCUTO” e “Ausência”), Carruagem – Tráfego de Ideias (“Pega-Monstros”), Teatro das Beiras (“A Bela Verdade”, de Carlo Goldoni), entre outros, destacando o trabalho com Fernando Mora Ramos, Álvaro Garcia de Zúñiga, Lee Beagley, Paulo Calatré, Luís Varela e Marco António Rodrigues.

Na área do cinema estreou-se protagonizando “Eva”, da curta-metragem “BRUTO”, de João Lourenço, vincando o trabalho com Tiago Afonso, Pedro Ludgero, Inês Rebanda, João Filipe Silva e Pedro Farate.

Iniciou-se profissionalmente na área do ensino em 2009, lecionando ballet clássico e dança jazz. Começou a orientar oficinas de interpretação e de teatro em 2012, tendo criado o projeto de serviço educativo, para algumas comunidades da Beira Baixa, em 2018, a Oficina de Teatro TO BE, que geriu e onde lecionou até maio de 2023. Dirigiu o Serviço de Comunidade e Mediação de Públicos do Teatro Municipal da Covilhã, com o projeto “Da Teia à Plateia”, de outubro de 2022 a setembro de 2023.

Atualmente, coordena o projecto de formação e trabalha como actriz na companhia Teatro da Rainha.

Recent projects

  • 2018 – Tinta Seca de Noé Pereira
  • 2017 – Worten Unboxing CANON EOS M5
  • 2017 – Worten Unboxing Huawei P10
  • 2016 – Videoclip Dead Can Dance
  • 2014 – Checkpoint Sunset, de Pedro Ludgero

Videos