Filomena Gigante
1957
Biografia
Licenciada em Linguas, Literaturas e Culturas (Português-Inglês) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
A sua primeira experiência em teatro data de 1978, num trabalho de aprendizagem ao longo de dois anos com o professor do Conservatório e encenador João Mota, no Grupo de Teatro Rodaviva, que culmina com a apresentação de um espetáculo por ele encenado “Hoje Começa o Circo”.
Desde então trabalhou sob a direcção de Fernando Moreira, João Lóio, João Paulo Seara Cardoso, Jorge Castro Guedes, Jorge Pinto, José Caldas, José Carretas, Júlio Cardoso, Júnior Sampaio, Lee Beagley, Margarida Carvalho, Pedro Galiza e Renzo Sicco.
Em televisão participou nas séries “Triângulo Jota” e “Dentro”, produzidas pela HOP!, “2 minutos para mudar de vida”, produzida pelo IPATIMUP, “Fernão Lopes: o soldado desconhecido”, produzida pela Lanterna de Pedra Filmes, e nas novelas “A Impostora” e “Valor da Vida” produzidas pela Plural Entertainment.
Em cinema, trabalhou com os realizadores Afonso Pimentel, António Sequeira, Artur Serra Araújo, Bernardo Malafaya, Catarina Neves Ricci, David Bonneville, Enrique Otero, Filipe Braga, Francisco Fernandes Ferreira, Gabe Klinger, Jorge Pelicano, Luís Ismael, Luís Manuel Almeida, Marco Neiva, Miguel Alves, Rodrigo Areias e Vítor Erice.
Como formadora ministrou diversos cursos de voz e de teatro ao longo dos últimos anos. Leccionou Teatro no Colégio de Na Sra Rosário e dá aulas de Expressão Dramática, integrando o projecto “Filosofia com Crianças”, dirigido pela Astro Fingido, e promovido pela “Porto de Crianças” da CMP.
Frequentou várias acções de formação, nomeadamente um Curso de Fantoches e Marionetas, ministrado por João Paulo Seara Cardoso e uma Masterclass de Introdução ao Método com Robert Castle.
Como cantora, pertenceu ao Coral de Letras da Universidade do Porto e foi fundadora do grupo vocal Canto Nono. Participou ainda em muitos espectáculos do compositor João Lóio e em gravações deste autor, de José Medeiros e Jorge Constante Pereira, nomeadamente no álbum “Sérgio Godinho canta com os Amigos do Gaspar”. Participou em “Viagens com o Fado”, promovido pelo Museu do Carro Eléctrico do Porto.
Escreveu os textos das peças “Doroteia, Serafim e outras histórias assim”, “Bandoleiros Cabaré” e “Torna-Viagem”, levados a cena, respectivamente, pela Cotas em Dia, Jangada Teatro e Astro Fingido. Escreveu também diversas letras para fado e letras das canções dos espectáculos “Rua Esquecida” e “Terra Queimada”, da Astro Fingido.
Projetos recentes
- 2023 – O Último Verão, de João Nuno Pinto
- 2023 – A Emancipação de Mimi, de Marcelo Pereira
- 2023 – The Thorn, de André Guiomar e Mya Kaplan
- 2023 – Histórias da Montanha (RTP]
- 2023 – Casa Abrigo (RTP)
- 2022 – O corno do centeo, de Jaione Camborda
- 2022 – Marco Paulo (SIC)
- 2022 – A Vida do Sousa (Série Online)
- 2020 – Fernão Lopes (RTP)
- 2020 – O Último Banho, de David Bonneville
- 2019 – 2′ Minutos para mudar de Vida (RTP)
- 2019 – Valor da Vida (TVI)
- 2019 – Surdina, de Rodrigo Areias
- 2019 – Sefarad, de Luís Ismael
- 2018 – Na Jaula, de Rodrigo Areias
- 2017 – Até que o porno nos separe, de Jorge Pelicano
- 2016 – A Impostora (TVI)
- 2016 – Dentro (RTP)
- 2014 – Encontradouro, de Afonso Pimentel
- 2012 – Videovigilância (RTP)
- 2012 – Pária, de Bernardo Malafaya
- 2012 – Vidros Partidos, de Victor Erice
- 2007 – Por um Fio, de Miguel Alves
- 2005 – Triângulo Jota (RTP)