SOFIA PRÍNCIPE

1981

Licenciada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Lusíada do Porto e Aristotle University of Thessaloniki (GRE).
Iniciou os seus estudos teatrais em 2010, tendo frequentado várias ações de formação, cursos e workshops. Em 2016 concluiu o Mestrado de Teatro na área de Interpretação/Encenação na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo). Tem competências na área da dança, nomeadamente ballet clássico e contemporâneo, sapateado e lindyhop. Frequentou aulas de bateria e aulas de canto jazz.
Em teatro colaborou com diversos encenadores como Júnior Sampaio, Laura Avelar Ferreira, Alex Capelossa, Cláudia Marisa, António Durães, Luísa Pinto, Gero Camilo, Lee Beagley, Sara Erlingsdotter, Jorge Louraço Figueira, entre outros. Atualmente é membro integrante da Cia de Teatro TriActo onde colabora como artista criadora e intérprete.
Trabalhou em cinema, tendo participações em algumas curtas, médias e longas metragens. Conta ainda com diversos trabalhos nas áreas de Locução, Dobragem, e Publicidade.
Coopera frequentemente com escolas e instituições como formadora e animadora em ações realizadas para o público infantil.

TELEVISÃO

2018 - 4PLAY (RTP2)

CINEMA

2020 - "BEST COP EVER", de João Bruno
2019 - "ALICE", de António Sequeira
2018 - "NO LIMIAR DO PENSAMENTO", de António Sequeira
2015 - "EMÍLIA", de Diogo M. Borges
2014 - "EVE", de Vítor Queirós Gomes
2013 - "MÁ SORTE", de Natália Pinto
2013 - "PECADO FATAL", de Luís Diogo