”A persistência é o caminho do êxito.
— Charles Chaplin
Rita Pinheiro Porto, actriz, criadora e dramaturga. Mestre em Artes Cénicas, Interpretação e Direcção Artística pela ESMAE. É licenciada em Gestão de Marketing e completou o Curso de Gestão e Produção de Artes do Espectáculo.
Inicia-se no mundo do teatro em 2000, no Balleteatro. Desde a sua estreia participou em inúmeros espectáculos dos quais se destacam a performance Xarxa 25, dos La Fura del Baus, no festival Imaginarius e a peça Os últimos Dias da Humanidade, no TNSJ encenada por Nuno Carinhas e Nuno M. Cardoso.
Em cinema participou em diversos projectos, nomeadamente Porto, de Gabe Klinger, Aquarium, de Joana Correia Pinto, Zoom in – Pequenas Maldições entre Amigos, de José Pedro Lopes e 13H, de José Paulo Santos.
Em 2018 fez a sua primeira co-criação do espectáculo Dedos Curiosos, dedicado ao público infantil. No ano seguinte estreia-se na escrita de argumentos com os filmes 13H e Ciclo.
Em 2021, seguindo as suas próprias convicções, escreveu, criou e interpretou o monólogo Camaleoa. Um espectáculo original, fruto de uma longa investigação, apresentado pela primeira vez no Teatro Helena Sá e Costa, no Porto.
Integra vários projectos musicais como cantora, sendo o projecto Rita Light aquele a que se dedica mais. Trabalha em dobragens, publicidade, escreve com regularidade e é professora de teatro.
Persistente nas suas crenças e activista pelas desigualdades sociais, encontra na arte uma voz política que usa para ecoar os quem vivem à margem.