MANUEL NABAIS

1993

Manuel Nabais nasceu no Porto em 1993. Formou-se na Academia Contemporânea do Espectáculo, no curso profissional de Interpretação.

Enquanto estudava, trabalhou como actor em teatro de rua e recriação histórica com a companhia Viv’arte. Desde 2013 que é actor profissional, tendo colaborado com algumas companhias do Porto como Teatro do Bolhão, Teatro Experimental do Porto, Elenco Produções e Assédio Teatro.

Durante este percurso, participou em vários espectáculos como o «Édipo» de Sófocles, «Almas Mortas» de Nikolai Gógol, «O Animador» de John Osborne, «Made in China» de Mark O’Rowe, «Baal» de Bertolt Brecht, «O Auto da Barca do Inferno» de Gil Vicente, entre outros. Ao longo deste tempo, colaborou com vários actores e encenadores tais como António Júlio, Maria do Céu Ribeiro, João Paulo Costa, António Capelo, Pedro Frias, João Pedro Vaz, Gonçalo Amorim, Rodrigo Santos, José Pinto, Joana Providência, Paulo Mota, Maria João Pinho, Rita Cabaço, Rui M Silva, entre muitos outros.

Entretanto, também tem participado em curtas-metragens como «M is for Macho» de José Pedro Lopes, «Folie a Deux» do curso de Comunicação Audiovisual e «Armazónia» de Francisco Moura Relvas.

Actualmente, está agenciado pela Agente A Norte e mais recentemente participou na Novela «Amor Amor» da SIC e na série «Lusitânia» produzido pela Take it Easy que estreará no próximo ano, na RTP.

TELEVISÃO

2022 – Lusitânia (RTP)

CINEMA

2021 - Amazónia, de Francisco Moura Relvas
2013 - M is For Macho, de José Pedro Lopes