JOÃO CASTRO

1979

Frequentou o curso de Estudos Teatrais na Universidade de Évora. Trabalhou com encenadores como Junior Sampaio, Luís Varela, Tiago de Faria, Carlos J. Pessoa, Lígia Roque, Rogério de Carvalho, entre outros. Membro fundador do Teatro Tosco, participou em várias das suas criações.

Encenou As Vedetas, de Lucien Lambert; Na Magia o Encontro com a Poesia e o Cinema; Aquitanta, de C.A. Machado; e Sangue no Pescoço do Gato, de R.W. Fassbinder.

Desde 2005, integra o elenco de diversas produções do TNSJ, trabalhando particularmente com Ricardo Pais e Nuno Carinhas, mas também com António Durães, Giorgio Barberio Corsetti, Nuno Cardoso e Nuno M Cardoso. Destaquem-se os espetáculos mais recentes em que participou como ator: Meio Corpo, a partir de um texto de Jacinto Lucas Pires, enc. Ricardo Pais (2015), Rei Lear, de William Shakespeare, enc. Rogério de Carvalho (2016), Os Últimos Dias da Humanidade, de Karl Kraus, enc. Nuno Carinhas e Nuno M Cardoso (2016), e Macbeth, de William Shakespeare (2017), enc. de Nuno Carinhas.

Desempenhou funções de assistente de encenação em espetáculos de Ricardo Pais e Nuno Carinhas.

Atualmente, leciona na ACE Escola de Artes, em Famalicão.

CINEMA

2017 – Mãe Querida, de Nuno Rocha
2014 – Mau Mau Maria, de José Alberto Pinheiro
2011 – Escama de Peixe, de David Ferreira