ALLEX MIRANDA

1983

Ator | Diretor/Encenador | Escritor | Roteirista e Formador

Nascido em Nazaré – Bahia, o ator de nacionalidade brasileira com ascendência angolana e
indígena, iniciou a sua formação teatral no ano de 2000, na ilha de Mar Grande (Vera Cruz – BA). Mestrado em Encenação pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo – ESMAE (Porto – Portugal) e Licenciado em Interpretação pela mesma instituição, realizou no Brasil diversas montagens teatrais como diretor e ator.
Desde 2008 colabora em Portugal com os seus préstimos artísticos para as companhias de teatro: Cia de Theatro de Braga (Braga-PT); A Escola da Noite (Coimbra-PT); Produções Suplementares (Porto-PT); O Ponto Teatro (Porto-PT); ViVonstage (Porto-PT); AM Live Produções (Porto-PT); Narrativensaio (Porto-PT) e Méritus-K (Braga-PT), onde teve a oportunidade de trabalhar com grandes profissionais do panorama teatral português.
Na TV, colaborou com os três maiores canais televisivos de Portugal (RTP, TVI e SIC), dando vida a vários personagens em telenovelas, séries, filmes e publicidades. Para a emissora Rádio e Televisão  Portuguesa – RTP (Telenovela: Água de Mar / Séries: Mulheres Assim, País Irmão e 4Play). Para a emissora Televisão Independente – TVI (Telenovelas: Belmonte, A Única Mulher, A Impostora e Valor da Vida) e para Sociedade Independente de Comunicação – SIC (Telenovela: Coração D`Ouro).
No Cinema, atuou em filmes com os realizadores: Atsushi Funahashi (Lovers on Borders); Luís Filipe Rocha (Cinzento e Negro); Pedro Varela (A Canção de Lisboa); Marco Marchesi (War Zone – Nomeado para Cannes 2013); Vasconcelos Sándjira Chapo/Daniel Mota (KUTAMA – Destino Lisboa); André Vieira (A Rapariga da Máquina de Filmar) e Luís Galvão Teles (Refrigerantes e Canções de Amor).
Novamente no Brasil, fez parte do elenco do espetáculo musical Quando a Gente Ama, em cartaz em São Paulo e no início de 2019, integrou o elenco principal da quinta e sexta temporada da série Escola de Gênios, produzida pela Mixer Films, para o canal Globoplay.
Idealizador e intérprete no projeto teatral online, CAIXA PRETA. CAIXA PRETA é um Projeto Teatral desenvolvido com o objetivo de despertar arquétipos que se encontram adormecidos no (in)consciente coletivo, dando ao público a oportunidade de desenvolver a escuta no processo imaginativo e de revisitar memórias emotivas coletivas e pessoais.

TELEVISÃO

2019 - Escola de Gênios (Globoplay)
2019 - Valor da Vida (TVI)
2017- 4PLAY (RTP2)
2017 - País Irmão (RTP1)
2016 - A Impostora (TVI)
2016 - Mulheres Assim (RTP1)
2015 - Coração D ́Ouro (SIC)
2015 - A Única Mulher (TVI)
2014 - Água de Mar (RTP)
2014 - Belmonte (TVI)

CINEMA

2017 - Lovers on Borders, de Atsushi Funahashi
2016 - Refrigerantes e Canções de Amor, de Luís Galvão Telles
2016 - A Canção de Lisboa, de Pedro Varela
2015 - Curta Metragem: SORRISO, de Aldara Pregue e Beatriz Ortiguela
2014 - Cinzento e Negro, de Luís Filipe Rocha
2014 - KUTAMA – Destino Lisboa, de Sándjira Chapo
2014 - A Rapariga da Máquina de Filmar, de André Vieira
2013 - Curta Metragem: War Zone, de Marco Marchesi