TIAGO CORREIA

Nasceu em Tomar, em 1987. Vive no Porto. Licenciou-se em Teatro - Interpretação pela ESMAE. Em 2008, co-fundou a companhia A Turma.

Desde então que é actor emproduções teatrais, cinematográficas e televisivas e desenvolve as suas próprias criações na qualidade de encenador. Foi dirigido por Nuno M Cardoso, Sara Barbosa, Manuel Tur, Cristina Carvalhal, José Carretas, Pascal Emmanuel Luneau, Paul Clarke, André Guedes, Oskar Gomez Mata, António Durães, Luís Mestre, Marcos Barbosa, Jorge Silva Melo, Rogério de Carvalho, João Mota, Fernando Mora Ramos, Paulo Lages e Inês Vicente. E em filmes de Edgar Pêra, Francisco Lobo e Gonçalo Ribeiro. Recebeu o prémio de melhor actor no festival Ver e Fazer Filmes (2012). A sua primeira encenação,"História de Amor (Últimos Capítulos)" de Jean-Luc Lagarce, estreou no Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), em 2011. Criou e dirige o projecto de longa-duração "Do Discurso Amoroso", livremente inspirado em Roland Barthes. Integrou o ciclo Novos Encenadores da Capital Europeia da Cultura - Guimarães 2012, com a peça "Gaspar" de Peter Handke. Em 2015, é bolseiro do Rivoli - Teatro Municipal do Porto na qualidade de criador emergente, com a encenação de "A Noite Canta" de Jon Fosse. É um colaborador assíduo da companhia Cão Danado, onde exerce as funções de actor e encenador.

É professor de teatro-interpretação na Academia Contemporânea do Espectáculo de Famalicão. É cantor e compositor da banda Les Saint Armand.


Site:  http://tiagocorreia.pt
 

Facebook share