ROSA QUIROGA

Nasceu em Caracas, Venezuela, em 1957. Iniciou a sua carreira no TUP. Em 1981, integra o elenco do TEP, onde se profissionalizou. Participa em espectáculos como “Viver como Porcos” e “Quase um Conto de Fadas”.

Sócia-fundadora da companhia Os Comediantes, em 1983, participa em espectáculos como: “Ederra, Mito e Paixão”, “Dulcineia”, “D. Juan”, “A Noite da Senhora Luciana” (nomeação para os Prémios Garrett como melhor actriz), “O Jogo do Amor e do Acaso”, “O Pássaro Verde”, “Sonho de Uma Noite de Verão”, “Possessos de Amor”, “Tartufo” e “Combate de Negro e de Cães”.

 Na Seiva Trupe, participa em “Macbeth”.

Nas Marionetas do Porto, participa no espectáculo “ Mais mar houvesse” de João Paulo Seara Cardoso.

De regresso ao TEP, participa em “Henriqueta Emília da Conceição”, “Comédia de Bastidores” e “No Reino da Bicharada”.

 Foi sócia fundadora da ACE.

Dobradora em inúmeras séries de desenhos animados para a RTP 1.

 No cinema, participa em “Os Cornos de Cronos” de Fonseca e Costa, “A Filha” e  “Vanitas” de Paulo Rocha.

 Colabora no projecto “Descobrir”, da C. M. Porto, junto de escolas secundárias, e com a C. M. Paredes na Oficina de Teatro da Casa da Cultura.

Fundadora e directora da ASSéDIO, participa como actriz nos seguintes espectáculos: “O Falcão”, “Belo?”, “Sexto Sentido”, “Peça com Repetições”, “O Fantástico Francis Hardy, Curandeiro”, “(A)tentados”, “Três num Baloiço”,“Tia Dan e Limão”, “Cinza às Cinzas”, “Distante”, “O Triunfo do Amor”, “Ah Ruben!”, “No Campo”, “Billy e Christine”, “Ossário”, “O Tio Vânia”,“[Sobressaltos]”, “Todos os que Falam”, “Menos Emergências”, “O Corte”, “O Olhar Diagonal das Coisas”, “Terminus” e “O Concerto de Gigli”, sob direcção dos encenadores João Cardoso, Nuno Carinhas, João Pedro Vaz, António Durães, Fernando Mora Ramos e  Nuno Cardoso.

 Dirigiu “Rum e Vodca”, de Conor Mcpherson, co-dirigiu com João Cardoso ,“A Testemunha”, de Cecília Parkert, , “Cinza às Cinzas”, de Harold Pinter, e “O Produto”, de Mark Ravenhill.

Em 2008, foi convidada a encenar “O Sonho de Uma Noite de Verão”, de Shakespeare para o Teatro Universitário do Porto.

Dirige as [ Leituras em Voz Alta ] na Biblioteca Municipal do Porto e Biblioteca Municipal de Gondomar.

Atriz em  “Fly me to the moon” de Marie Jones com encenação de João Cardoso estreado em Maio de 2014.

Facebook share