PAULO CALATRÉ

Nasceu no Porto em 1976.

Inicia os seus estudos de teatro 1993 na Academia Contemporânea do Espectáculo no curso de Realização Plástica do Espectáculo.

Em 2003 ingressa na ESMAE - Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, no curso de Teatro - Interpretação.

Está actualmente a frequentar o Mestrado em Encenação na ESMAE - Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo.

Como actor tem trabalhado em vários espectáculos dos quais destaca : "O Estranho Corpo da Obra" de Martins Crimp; "Jojo o Reincidente" de Joseph Danan; "Dramoletes I & II" de Thomas Bernard; "O Ciúme do Enfarinhado" de Molière; "Letra M" de Johannes von Saaz e Pintor João Vieira, Encenados por Fernando Mora Ramos; " Breve Sumário da História de Deus" de Gil Vicente, enc.: Nuno Carinhas; "Kvetch" de Steven Berkoff, enc.: Álvaro Lávin; "A Cidade dos que Partem" de Ricardo Alves e Salgueirinho Maia, enc.: Ricardo Alves; "Estados Eróticos Imediatos de Soren Kierkegaard" de Agustina Bessa-Luís Enc.: Roberto Merino e "Medida por Medida" de William Shakespeare, enc.: Nuno Cardoso.

A par do seu percurso de actor tem também trabalhado como encenador destacando: "Diário de um Condenado à Morte" de Victor Hugo; "Quatro 34" uma adaptação da obra "O Equívoco" de Albert Camus; "A Trupe Saiu à Rua"; um espectáculo de rua como reflexão sobre a vida e o trabalho dos actores; " A Boda de Anton Tcheckov; "Ricardo III" de William Shakespeare; "Gil & Vicente - Uma Viagem de Barca até ao Inferno" a partir do Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente; "Dodô - No Rasto do Pássaro do Sono" e "Jojo O Reincidente" de Joseph Danan, co-encenado com Fernando Mora Ramos. Actualmente lecciona as disciplinas de interpretação e movimento no Conservatório de Música da Jobra.

No cinema participou em  "Estrada de Palha" , "Porto" de  Gabe Klinger e no filme Françês "Soleil Battant" realizado por Clara et Laura Laperrousaz.

Em televisão participou na novela "A Unica Mulher" (TVI), "Rainha das Flores" (SIC) e encontra-se neste momento a interpretar o Inspector Jaime na novela "Amor Maior" (SIC).

Facebook share