Entrevista a Paulo Calatré acerca do filme Porto

Com estreia marcada para 19 de outubro no cinema Trindade no Porto, o filme Porto, uma coprodução internacional com a produtora de Rodrigo Areias, Bando à Parte, mostra-nos a cidade pelo olhar de Gabe Klinger, realizador norte-americano e autor de Double Play: James Benning and Richard Linklater, documentário que venceu um prémio no Festival de Veneza.

O filme tem como protagonistas Anton Yelchin, ator americano que faleceu tragicamente no ano passado, e a atriz francesa Lucie Lucas, e conta com a participação de Paulo Calatré no elenco principal.
A Agente a Norte foi saber mais sobre a experiência do ator.

Como foi a experiência de gravar no Porto, a tua cidade? Achas que o filme servirá como um cartão de visita ao Porto?

Ter a oportunidade de fazer cinema na minha cidade é sempre uma experiência única, não só porque isso significa que é uma cidade que começa a despertar interesse para ser filmada, e que devia ter mais produção cinematográfica e televisiva. Ainda está muito pouco explorada nesse aspeto e porque é uma cidade cheia de personalidade e cheia de óptimos actores, realizadores e gente formada para ter aqui um núcleo de produção na área do audiovisual. Depois, porque de facto o cinema tem essa coisa magnífica de mostrar a cidade ao mundo, apesar de, neste momento, o Porto estar cheio de turistas e ser um destino turístico muito divulgado pelo mundo, o cinema e, neste caso, o filme do Gabe mostra um Porto diferente, um Porto mais genuíno, mais verdadeiro, o Porto que eu recordo e que, às vezes, tenho saudades.

Como foi trabalhar com Gabe Klinger, um realizador premiado?

Quando fiz o casting confesso que não conhecia o trabalho do Gabe, mas, desde a primeira conversa que tivemos, logo depois de saber que tinha ficado com o papel, foi de uma grande cumplicidade. O Gabe foi muito claro no que queria do meu trabalho e mostrou-se sempre muito aberto a propostas e a pôr-me à vontade no set. Nos ensaios aceitou as minhas propostas e isso é muito bom.
Quando começámos a filmar estava um pouco nervoso, porque ia gravar com a Lucie Lucas, atriz francesa muito experiente, e com o Anton Yelchin, ator que fez diversos filmes em Hollywood e com um trabalho extraordinário, mas a humildade e o companheirismo que encontrei ajudou-me imenso. Poder ter a oportunidade de fazer parte de um projeto filmado na minha cidade, com um realizador premiado e com atores e uma equipa extraordinária é o sonho de qualquer ator e, no meu caso, esse é um dos sonhos que já realizei.

O que te reserva o futuro?

Quanto ao futuro, tenho alguns projetos de cinema que estão quase a estrear nos cinemas, espero poder ter a oportunidade de fazer mais cinema e mais televisão.
Tive este ano muito boas experiências, como é o caso da telenovela Amor Maior e a série Madre Paula, e espero fazer mais. Neste momento, estou em ensaios de uma peça de teatro no Teatro Nacional São João, A Promessa, de Bernardo Santareno, com encenação de João Cardoso, e vou repor, em dezembro, no Teatro Nacional D. Maria II MacBeth, de William Shakespere, e encenação de Nuno Carinhas, uma produção do Teatro Nacional São João. Espero ver-vos no Teatro. 

 

Mude Fácil - Bankinter

Os atores Luís Araújo e Rodrigo Santos a abrilhantar este novo anúncio do "Bankinter".

The new Volkswagen Arteon, com Artur Pinto Leite

O nosso Artur Pinto Leite no spot VW Arteon.

Samuel Cohen, em Vidago Palace, na RTP

Samuel Cohen, judeu e dono de uma joalharia no Porto, será a personagem interpretada por Pedro Mendonça, na próxima série da RTP, Vidago Palace, com estreia marcada para dia 30 de Março, pelas 21h, na RTP1

Vidago Palace, na RTP

Esta é a promo da próxima série da RTP, Vidago Palace, onde vão poder ver os nossos atores Beatriz BarosaPedro RoquettePedro Mendonça, Pedro J Ribeiro, Pedro FriasRicardo LeiteCarolina Amaral, Mariana Magalhães, Sérgio QuintanaPatrícia Queirós, Manuel Tur e Sílvia Santos!

A estreia está marcada para o próximo dia 30 de Março, com transmissão na RTP1!

Espaço, com Paulo Calatré

O ator Paulo Calatré no videoclip do novo trabalho dos CRU.

Music Video: Crime Scence (2007), com Diana de Sousa

A atriz Diana de Sousa num belíssimo trabalho do realizador Vasco Mendes.

Helena, em Sim, Chef!

Rute Miranda interpreta Helena, chef de um restaurante, na série da RTP Sim, Chef!.

Dr. Mota Torras, em Vidago Palace, na RTP

Pedro Frias dará vida à personagem Dr. Mota Torres na próxima série da RTP, Vidago Palace, com estreia a 30 de Março

São David, em Vidago Palace

Ela é São da Silva, filha de uns riquíssimos, mas sem berço, portugueses emigrandes no Brasil. Ele é David Taylor, inglês e filho de um escritor. Eles são Beatriz Barosa e Pedro Roquette e integram o elenco da nova série de ficção, Vidago Palace, com estreia no próximo dia 30 de Março, na RTP1.

Facebook share