ANA VARGAS


Nasce no porto em 1980 onde se licencia em Estudos Teatrais pela ESMAE- IPP. Dos encenadores e coreógrafos que enriqueceram o seu percurso destaca: José Wallenstein, Fernanda Lapa, Marta Lapa, Cristiana Rocha, Adam Darius, Lee Beagley, Nuno Pino Custódio e Luís Mestre enquanto actriz e foi também assistente de encenação de Howard Gayton, Richard Stourac, Marco António Rodrigues, Gilberto Oliveira, Nuno Pino Custódio e Nuno Cardoso.
Desde 2011 é um dos elementos do grupo Musgo, companhia que desenvolve o seu trabalho a partir de métodos de devising, focando o trabalho principalmente na construção de personagens e na criação para sítios não convencionais.
Trabalha com outras estruturas teatrais como AS Boas Raparigas…, Teatro Nova Europa, Usina, Erva Daninha, Comédias do Minho, Teatro Ensaio, ESTE-Estação Teatral, Teatro ao Largo, entre outros…
Encenou para o Teuc - Teatro dos Estudantes de Coimbra em 2016 o espetáculo Aquarium, uma criação colectiva original criada a partida de devising.
Ainda em 2016 faz uma participação na série Dentro para a RTP, produção HOP.
Ao mesmo tempo, desde 2006 até hoje, tem desenvolvido com a Usina – associação de intervenção social, um trabalho multifunções de atriz, moderadora de espetáculos
de teatro-fórum e coautora dos mesmos.
É coordenadora do curso livre de teatro da Esmae-Ipp desde 2012.
Foi professora do módulo de improvisação da cadeira de interpretação no 1º ano do curso de teatro na ESMAE-ipp entre 2008 e 2013.
Paralelamente à atividade profissional tem explorado o corpo e o movimento em formações dessa área mais recentemente com Peter Michael Dietz, Valentina Parravicini, Madalena Victorino, Joana Providência...

Facebook share